top of page
Foto do escritorPatricia Milagres

Ansiedade e necessidade de controle sobre eventos futuros

Atualizado: 31 de ago. de 2023

Costumo dizer aos meus pacientes que o futuro é uma ideia, um desejo, uma previsão e até um planejamento, mas ele ainda não existe. Não temos garantia de como ele será ou se conseguiremos tudo que desejamos, da forma que desejamos. Então, embora possamos planejar com muito cuidado uma viagem, um evento e até uma mudança de país, é possível que variáveis que fujam do nosso controle influenciem o resultado que teremos, seja de forma positiva ou negativa. Essa falta de controle e de garantia de como as coisas vão sair costuma gerar ansiedade, que por consequência, vai gerar um desgaste mental e emocional.

Durante a espera para que as coisas se concretizem, é muito comum que a ansiedade se faça presente...


“E se não der certo? E se eu não conseguir? E se depois de tudo pronto negarem meu visto? E se chegando lá, não gostarem de mim? Por que está demorando tanto? E se tentarem falar comigo e não conseguirem? Será que meu telefone está funcionando direito?”


A espera faz parte do processo e ela não é fácil.


O grande desafio é que, ao mesmo tempo que damos nosso melhor para que o futuro desejado se concretize, também possamos manter a tranquilidade e “deixar as coisas acontecerem”.


Quando o que mais se quer é ter controle, “soltar” mostra-se uma boa ideia.

Soltar a ideia de que se algo sair errado ou diferente, não terá como contornar.

Soltar o medo que dificulta ver outras perspectivas.


Soltar a autocobrança que machuca toda vez que tenta achar um motivo para um possível insucesso do futuro.


Nesse momento de inquietação, o melhor é respirar fundo, pegar na própria mão e responder a si mesmo com tranquilidade e firmeza.


“Eu fiz o melhor que pude para que dê certo, não tenho controle sobre tudo.”

“Eu quero muito que chegue o dia do resultado sair, mas não tenho o poder de acelerar o tempo.”

“Se não sair como eu quero, vou avaliar as possibilidades e pensar em uma nova forma de proceder, então, nesse momento não adianta me cobrar por algo que ainda não tenho como resolver.”


Esse exercício de responder de forma racional e gentil a si mesmo ajuda a trazer um senso de segurança e limite, o que vai contribuir para a diminuição da ansiedade, uma vez que seu cérebro vai entender que pode relaxar.


Você já sentiu uma ansiedade forte por causa de algum evento futuro? Como fez para lidar com ela?

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page