top of page
Foto do escritorPatricia Milagres

O que é senso de pertencimento?

Tem a ver com ser compreendido e acolhido. É a pessoa se perceber como parte de um grupo, uma comunidade ou um país, por exemplo. Está relacionado ao reconhecimento e a como a pessoa tem sua individualidade, sua cultura e suas diferenças respeitadas.

Isso significa que você pode estar cercado de pessoas, mas não se identificar com nenhum grupo ou sentir que faz parte daquele lugar. A falta do senso de pertencimento pode afetar negativamente o bem-estar físico e mental de uma pessoa, além de atrapalhar na construção de vínculos e estabelecimento de uma rede de apoio.


Por que o imigrante sente isso?


É muito comum a falta do senso de pertencimento nos primeiros meses após uma mudança de país. O imigrante deixou para trás sua terra natal, sua cultura, sua família, seus amigos, os lugares que lhe eram familiares e até mesmo seu idioma. Deixou tudo o que conhecia para se arriscar no novo. Ao chegar, tem que construir novos vínculos, participar de outras atividades e ocupar outros espaços, na tentativa de se estabelecer no novo país e conseguir viver bem lá.


A maneira como um imigrante é recebido, como é tratado, a qualidade das interações que tem e as oportunidades que recebe, impactam diretamente em sua adaptação e em seu senso de pertencimento.


Pertencer, sentir que faz parte de algo e estabelecer relações interpessoais em que se é acolhido e valorizado, são fatores fundamentais para uma experiência imigratória de qualidade, tanto para a adaptação nos meses iniciais quanto para uma permanência mais longa.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page