Com o chegar dos meses de inverno, temperaturas mais baixas e menos tempo de luz do sol, muitas pessoas começam a se sentir desanimadas e com menos disposição para fazer as coisas, com vontade de ficar só em casa, em uma temperatura mais acolhedora e longe da hostilidade do frio. Dentre essas pessoas, algumas sentem ainda, uma tristeza persistente, irritabilidade, desinteresse por coisas que antes davam prazer, dificuldade para dormir, cansaço excessivo e dor no corpo, alteração no apetite e diminuição das interações sociais.
Essa combinação de sintomas com a chegada do inverno sugere o diagnóstico de Depressão Sazonal, que é uma forma de depressão diretamente ligada à troca de estação do ano. Com a chegada da primavera e do verão, quando os dias são mais quentes e o tempo de luz solar aumenta, esses sintomas tendem a passar.
Por que isso acontece?
Com essas mudanças no clima, os níveis de serotonina e melatonina podem diminuir, assim como a vitamina D, que é adquirida através do sol. E esses hormônios e a vitamina D estão diretamente ligados ao nosso humor, sono, disposição e sensação de bem-estar.
E se os sintomas não passarem ou estiverem muito desconfortáveis?
Alguns tratamentos são indicados no caso da depressão sazonal, como psicoterapia, medicação prescrita por médico psiquiatra e fototerapia, com aplicação de luz brilhante sobre a pele por 30 a 45 minutos, procedimento este, realizado em clínicas específicas.
Caso esteja com alguns destes sintomas, procure um profissional de saúde mental para uma avaliação.
E você, como se sente na troca das estações?
Comments